Em 1924, um domingo, 13 de julho, nascia em Rodeio, Santa Catarina, um menino.
Na expressão de Dona Melânia, sua mãe: "Dio Mio, É um bambino! Che bello!"
Inácio Berri, hoje, Frei Policarpo, agraciado pela abundância da graça divina e genialidade intelectual no mundo da música. Anda pelas ruas da cidade irradiando amor e humildade, gosta dos animais, de pedir que as pragas deixem as plantações.
É um Francisco de Assis nas ruas de Pato Branco.
O órgão de tubos da Matriz, um dos poucos no Brasil, a Rádio Colméia, a TV Sudoeste, são frutos materiais desse servo de Deus que diz: "Não se pode ficar pensando, é preciso agir rápido, é preciso ir buscar."
Idealizou um canal de televisão, numa cidade pequena e o concretizou, sendo a primeira da Igreja no interior do Brasil. Pato Branco deve a esse homem não só os caminhos da Fé, mas também os do Progresso. Benditas as mãos que sabem distribuir gratuitamente a Benção de Deus, que sabem acalmar e curar as feridas do corpo e da alma;
Abençoado o homem que se levanta de madrugada, caminha pelas ruas, distribuindo bondade, amor e fé, visitando os hospitais. Com certeza, os nossos médicos presenciaram curas que não conseguiram explicar. Como bem disse um obstetra de Pato Branco: "Isto é inexplicável!"
Frei Policarpo ,uma bênção para Pato Branco.(...)


fonte: ALAP - Associação de Letras e Artes de Pato Branco

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Paróquia São Pedro celebra segundo ano de falecimento de Frei Policarpo Berri

 Nesta quarta-feira, 05/10 foi celebrada na Matriz São Pedro Apostolo, a Missa em ação de graças em memória de frei Policarpo Berri, não para celebrar a morte, mas sim tudo que representou para a comunidade local e no sudoeste, através de seu jeito silencioso e humilde de ser, acolhia e distribuía bênçãos a quem o procurasse e até os que nem o percebia ele empunhava as mãos e abençoava.

Celebrada pelo Frei Gabriel e concelebrada por frei Evandro, frei Marcelo e Frei Jonas, a missa teve momentos marcantes que remetiam a Frei Policarpo, a começar pelas canções entoadas pela equipe de cantos que por muitas vezes o frei cantou e até gravou algumas.

Frei Gabriel também recordou de tantos e tantos bilhetinhos ele recebia com pedidos de oração, e que sempre atendia todos com o compromisso fraterno de franciscano!.

Ao final da celebração, foi apresentada a comunidade a imagem da Imaculada Conceição, esculpida em madeira maciça confeccionada em Treze Tilhas - SC e pintada no estilo barroco em São Paulo. 

Será posicionada acima do túmulo de frei Policarpo, que está sepultado no interior da Igreja matriz.

Frei Evandro presidiu o momento de apresentação e após todos os freis invocaram a benção de Deus sobre imagem, posteriormente a benção final e cada fiel pode levar uma flor de lembrança a Frei Policarpo.

Texto e Fotos: Cristiel Balbinot - Pastoral da Comunicação da Paróquia São Pedro Apóstolo